sábado, 5 de abril de 2014

Marítimo

O modal marítimo é o mais utilizado no comércio internacional por conseguir suprir a maior parte do comércio fazendo seu percurso através de rios e lagos.
Como ponto principal de ligação, são utilizados os portos para que através do modal terrestre, possa chegar à carga para ser transferida para contêiner ao qual serão armazenadas as cargas e transportadas pelos navios até o seu local de destino.
Como citado anteriormente, este tipo de modal se torna como principal por poder ser alocado maior quantidade de carga comparando ao terrestre, aéreo e ao ferroviário e também que o seu valor acaba se tornando abaixo dos outros modais embora leve mais tempo para a sua chegada ao porto de destino.
O seu percurso é dividido em transporte de cabotagem, isto é, quando o seu deslocamento será feito entre portos do mesmo país, e o transporte de longo curso, isto é, quando em seu percurso será destinado a outros portos de outros países mesmo havendo diversas escalas em um mesmo país.








Calculo de Frete

O calculo de frete será considerado através do peso ou volume da carga, as cargas mais densas serão cobradas por peso, e as menos densas serão cobradas por volume.

Comparativo entre os modais


Atuantes no transporte marítimo

Armador: empresa transportadora responsável pelo navio mercante podendo ser próprio ou de terceiros, isto é, poderá transportar pessoas e mercadorias sendo como seu representante o comandante.

Agência Marítima: prestadora de serviços aos armadores, representando seus interesses no país também perante autoridades locais, sendo a agência também responsável por: atendimento das tripulações, dos navios (reparos e combustível), embarque e desembarque de mercadorias, vende, recebe e efetua pagamentos.

NVOCC (Non Vessel Operating Common Carrier): corresponde a um armador sem navio agindo como transportador perante ao embarcador, entregando as cargas que contrata a um armador (com navio), e opera com cargas pequenas
Transitário de carga (freight forwarder): sujeito que atua por conta e ordem do embarcador ou consignatário, na contratação de fretes.
Não são regulamentados no Brasil o transitário de carga e nem o NVOCC, tendo suas atividades comparadas a um agente de carga.
Operação portuária: 
É a movimentação e a armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes do transporte aquaviário (marítimo) realizado no porto e organizado pelos operadores portuários.
O porto organizado é destinado e equipado com diversos aparelhos afim de atender as necessidades da navegação e também durante a armazenagem das mercadorias

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