O modal marítimo é o mais
utilizado no comércio internacional por conseguir suprir a maior parte do
comércio fazendo seu percurso através de rios e lagos.
Como ponto principal de
ligação, são utilizados os portos para que através do modal terrestre, possa
chegar à carga para ser transferida para contêiner ao qual serão armazenadas as
cargas e transportadas pelos navios até o seu local de destino.
Como citado anteriormente,
este tipo de modal se torna como principal por poder ser alocado maior
quantidade de carga comparando ao terrestre, aéreo e ao ferroviário e também
que o seu valor acaba se tornando abaixo dos outros modais embora leve mais
tempo para a sua chegada ao porto de destino.
O seu percurso é dividido em
transporte de cabotagem, isto é, quando
o seu deslocamento será feito entre portos do mesmo país, e o transporte de longo curso, isto é, quando em seu
percurso será destinado a outros portos de outros países mesmo havendo diversas
escalas em um mesmo país.
Calculo de Frete
O calculo de frete será
considerado através do peso ou volume da carga, as cargas mais densas serão
cobradas por peso, e as menos densas serão cobradas por volume.
Comparativo entre os modais
Atuantes no transporte marítimo
Armador: empresa
transportadora responsável pelo navio mercante podendo ser próprio ou de
terceiros, isto é, poderá transportar pessoas e mercadorias sendo como seu
representante o comandante.
Agência Marítima: prestadora
de serviços aos armadores, representando seus interesses no país também perante
autoridades locais, sendo a agência também responsável por: atendimento das
tripulações, dos navios (reparos e combustível), embarque e desembarque de
mercadorias, vende, recebe e efetua pagamentos.
NVOCC (Non Vessel Operating Common Carrier): corresponde a um armador sem
navio agindo como transportador perante ao embarcador, entregando as cargas que
contrata a um armador (com navio), e opera com cargas pequenas
Transitário
de carga (freight forwarder): sujeito
que atua por conta e ordem do embarcador ou consignatário, na contratação de
fretes.
Não
são regulamentados no Brasil o transitário de carga e nem o NVOCC, tendo suas
atividades comparadas a um agente de carga.
Operação portuária:
É a
movimentação e a armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes do
transporte aquaviário (marítimo) realizado no porto e organizado pelos
operadores portuários.
O porto
organizado é destinado e equipado com diversos aparelhos afim de atender as
necessidades da navegação e também durante a armazenagem das mercadorias
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