quinta-feira, 8 de maio de 2014

Rodoviário


Rodoviário

Em relação aos outros tipos de transporte, o rodoviário apresenta um elevados custo, pois é embutido em cada frete os custos de depreciação do veículo, manutenção, frete peso, frete cubado ou até mesmo referente ao valor da mercadoria (Ad valorem).
As vantagens é que neste modal temos uma maior flexibilidade de rotas, serviços porta a porta, menor tempo para distancias curtas. Por outro lado, em relação à alguns outros modais tem um menor compartimento de carga, hoje no Brasil temos diversas regiões e horários onde é restrito para caminhões.


Tipos de Veículos



 VAN & VUC

São veículos para transportar produtos de pequenos e médios volumes. A capacidade de uma van é de até 1,5 tonelada enquanto que a do VUC (Veículo Urbano de Carga) é de até 3 toneladas.



                                                                          CAMINHÕES
São veículos fixos, monoblocos, constituindo-se de uma única parte que incorpora a cabine, com motor, e a unidade de carga (carroceria). Podem apresentar os mais variados tamanhos ter 2 ou 3 eixos, podendo atingir a capacidade de carga (payload) de até cerca de 23 toneladas.


3/4 ou F608: Capacidade de até 3 toneladas

Toco: Capacidade de até 6 toneladas. É o veículo que possui apenas dois eixos, sendo um frontal e outro traseiro de rodagem simples, ou seja, dois pneus por eixo ou rodagem dupla (quatro pneus por eixo).

Truck: Capacidade de 10 a 14 toneladas. Este possui três eixos sendo um frontal e dois traseiros. Destes dois traseiros, um deve ser necessariamente de tração motriz (o que recebe a força diretamente do motor e repassa ás rodas) e rodagem dupla.

CARRETAS
São veículos articulados e, portanto, possuindo unidades de tração e de carga em módulos separados. Estas duas unidades são denominadas cavalos mecânicos e semi-reboques.


Os semi-reboques são equipamentos (conforme imagens acima) que não apresentam qualquer eixo na dianteira, mas tão-somente na traseira, devendo ser acoplados aos cavalos mecânicos. Eles podem ser dos mais diversos tipos como abertos, em forma de gaiolas, plataformas, cegonheiras, tanques ou fechados (baús), cada qual apropriado a uma determinada carga. O semi-reboques fechados podem ser equipados com maquinários de refrigeração para transporte de cargas que necessitam de controle de temperatura.
Também apresentam capacidades de carga diversas que, dependendo do número de eixos do cavalo mecânico (dois ou três), e do semi-reboque (dois ou três), variam até cerca de 30 toneladas.

São mais versáteis que os caminhões, podendo deixar o se mi-reboque para ser carregado e recolhido posteriormente. Enquanto isso o cavalo pode ser utilizado para transporte de outros semi-reboques, o que significa que é possível ter uma quantidade de semi-reboques maior do que a de cavalos, graças ao fato de poder conjugá-los adequadamente, conforme as necessidades. Este tipo de operação beneficia o transportador, pois possibilita o aumento do número de viagens.

BOOGIES/TRAILERS/CHASSIS
São as carretas plataforma citadas, apropriadas para o transporte de containers. Podem comportar containers de 20′ e 40′ (vinte e quarenta pés).


Outros veículos:




Medidas e Capacidades


As dimensões são habitualmente utilizadas pelos profissionais de logística, nos seus trabalhos do dia-a-dia, para cálculos, planejamentos, projeções, etc.
Poderá haver pequenas variações, de acordo com padrões de fabricantes.
Será constantemente abastecida com novos dados.

       
                          PESO BRUTO MÁXIMO AUTORIZADO PELO CONTRAN
De acordo com a legislação brasileira estes são os pesos brutos por tipo de caminhão.

Figura
Tipo de Caminhão
Peso Bruto máximo
Log_caminhaoA.gif (990 bytes)
Toco
16.000 kg
Log_caminhaoB.gif (1006 bytes)
Truck
23.000 kg
Log_caminhaoC.gif (1074 bytes)
Carreta 2 eixos
33.000 kg
Log_caminhaoD.gif (1078 bytes)
Carreta Baú
41.500 kg
Log_caminhaoE.gif (1071 bytes)
Carreta 3 eixos
41.500 kg
Log_caminhaoF.gif (1082 bytes)
Carreta Cavalo Truckado
45.000 kg
Log_caminhaoG.gif (1080 bytes)
Carreta Cavalo Truckado Baú
45.000 kg
Log_caminhaoH.gif (1169 bytes)
Bi-trem(Treminhão) - 7 eixos
57.000 kg

                
                                 V.U.C. - VEÍCULO URBANO DE CARGA
Os V.U.C. tem largura máxima de 2,20 m e comprimento máximo de 5,50 m. A capacidade varia de 1,5 a 2 toneladas.


PLATAFORMA EM ARMAZÉNS E CD`s PARA CARREGAMENTO / DESCARREGAMENTO
Como variam as alturas dos caminhões, as plataformas de carregamento / descarregamento são em média na altura de 1,30 m.

                                           
                                                      CARROCERIAS
Medidas internas

compr.

(m)

larg.

(m)

altura

(m)
Carroceria tipo sider tamanho padrão
7,650
2,460
3,000
Carroceria tipo sider semi reboque - tamanho externo 15,10 m
14,860
2,510
3,000
Carroceria tipo baú para capacidade de 4.000 kg
5,320
2,080
2,200
Carroceria tipo baú para capacidade de 6.000 kg
7,320
2,480
2,630
Carroceria tipo baú semi reboque - tamanho externo 15,10 m
14,940
2,480
2,730


                                                 

                                        MEDIDAS DE CONTÊINERES (em mm)
INTERNAS
EXTERNAS
Capac.
Payload
Tara
Pés
Tipo
Compr.
Larg.
Altura
Compr.
Larg.
Altura
M
(Ton.)
(Ton.)
20
Dry van
5.890
2.345
2.400
6.058
2.438
2.591
33,2
21,7/28,1
2,2
20
Bulk
5.890
2.345
2.400
6.058
2.438
2.591
33,2
21,7/28,1
2,2
20
Ventilated
5.890
2.345
2.400
6.058
2.438
2.591
33,2
21,7/28,1
2,2
20
Open top
5.889
2.345
2.312
6.058
2.438
2.591
32,4
21,98
2
20
Reefer *
5.450
2.260
2.247
6.058
2.438
2.591
27,7
24
3,4
20
Platform
-
-
-
6.060
2.440
-
-
21,9
3
40
Dry van
12.015
2.345
2.362
12.192
2.438
2.591
66,8
26,65
3,96
40
Bulk
12.015
2.345
2.362
12.192
2.438
2.591
66,8
26,65
3,96
40
Dry high cube
12.015
2.345
2.690
12.192
2.438
2.900
76,0
26,2
4,2
40
Open top
12.302
2.332
2.279
12.192
2.438
2.591
65,4
26,87
3,61
40
Reefer *
11.550
2.270
2.200
12.192
2.438
2.591
57,8
30,5
4,75
40
Port Hole *
11.550
2.270
2.200
12.192
2.438
2.591
57,8
30,5
4,75
40
Platform
-
-
-
12.190
2.440
-
-
40,8
6
40
Flat track
12.066
2.263
2.134
12.192
12.192
2.591
-
40,65
6,05

* Refrigerado.
Existe ainda o conteiner Tank, que fica fixo dentro de uma armação de metal, mas que tem medidas variadas, conforme a necessidade do cliente.
  

                                         MEDIDAS DE PALETES
Local
Medida
Padrão
América do Sul
1.000 x 1.200 mm
-
América do Norte
1.219 x 1.016 mm (48x40´)
-
América do Norte
1.054,2 x 1.054,2 mm (42x42´)
-
Brasil
1.000 x 1.200 mm *
PBR1
Brasil
1.050 x 1.250 mm *
PBR2
Ásia
1.100 x 1.100 mm
JIS
África
1.000 x 1.200 mm
-
Europa
1.200 x 800 mm
Europallet
Europa
1.000 x 1.200 mm
Europallet
Europa
1.140 x 1.140 mm
Europallet

* esta é padronizada, mas existem várias medidas no mercado, de acordo com a utilização desejada pelo cliente.


                                              
CAPACIDADE DE CARGA
Nos modais existentes, tem vários tipos de equipamentos para o transporte de cargas. Veja a capacidade arredondada de alguns deles:
Equipamento
Capacidade de peso
Vagão de trem
100 toneladas
Carreta rodoviária
26 toneladas
Barcaça fluvial
1.500 toneladas
        
                                                    AVIÃO DE CARGA
O novo avião de carga A380 da Airbus tem 79,8 m de envergadura; 24,1 m de altura; 73 m de comprimento; autonomia de 15.000 km; pode transportar mais de 150 t em 1.100 m³ 




                                        VAGÃO GRANELEIRO DE TREM
No transporte ferroviário, cada vagão graneleiro tem em média estes números:

Peso bruto
Tara
Volume
Lotação máxima
130.000 kg
26.500 kg
134 m³
104.700 kg

                                                  MEDIDAS DE ÁREAS
Abaixo algumas fórmulas para medidas de áreas:

Figura
Fórmula
onde
Trapézio
(B+b) x h / 2   
B = base maior; b = base menor; h = altura
Retângulo
L x l
L = lado maior; l = lado menor
Quadrado
L x L
L = lados

                     QUANTIDADE DE ÁGUA DE UM RESERVATÓRIO REDONDO

Para determinar o volume de água de um reservatório redondo, primeiramente é necessário medir o diâmetro e a profundidade média do mesmo.
O diâmetro é a medida exata de uma extremidade a outra no meio do reservatório (a maior distância entre as paredes).
Em seguida use a fórmula :
diâmetro na horizontal x diâmetro na vertical x profundidade média* x 0,785 = volume de água do reservatório em litros
1.000 litros = 1 m³ 
profundidade média = lado fundo + lado raso / 2.



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Quais São Os Motivos E As Consequências Da Dependência Do Modal Rodoviário Na Matriz Brasileira De Transporte?



Sabendo da importância deste tipo de modal, podemos analisar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e crescimento nos últimos anos para responder a questão acima.
Os videos disponibilizados acima, vimos que é constante as reclamações sobre a situação atua das rodovias.
A revista da madeira afirma que: 
Todavia, para acompanhar a estatistica deste modal, basta clicar no link abaixo e valiar mensalmente e/ou ano a ano estes dados.
Segundo o site pesquisa rodoviária e CNT:

        "O estado geral das rodovias brasileiras teve uma piora no último ano. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 201363,8% da extensão avaliada apresentam alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria da via. Em 2012, o índice havia sido de 62,7%. Também aumentaram os pontos críticos, passando de 221 para 250. São consideradas como pontos críticos situações que trazem graves riscos à segurança dos usuários, como erosões na pista, buracos grandes, quedas de barreira ou pontes caídas.Em 2013, o total autorizado pelo governo federal para investimentos em rodovias é de R$ 12,7 bilhões, muito pouco perto dos R$ 355,2 bilhões que a CNT estima que as rodovias do país precisem. Entretanto, apenas 33,2%, ou R$ 4,2 bilhões, foram pagos até o início de outubro. Em 2012, do total autorizado (R$ 18,7 bilhões), foram pagos R$ 9,4 bilhões (50,3%). "


Mas, para haver melhorias é necessário que o governo se comprometa afim de sanar esta debilidade que vem ao decorrer dos anos. É cabível um  bom planejamento, investimentos em proporções adequadas, concessões e etc.
Entretanto, esta questão esta fortemente ligada a pequena malha ferroviária que o Brasil possui, pois se utiliza-se mais este modal desafogaria o gargalo das rodovias, poderia ser observado também melhores condições de vias.

"A situação brasileira atual da matriz de transportes de cargas acarreta perda de competitividade para as empresas nacionais, uma vez que a ineficiência dos modais gera um elevado Custo País, se tornando um fator limitante para o desenvolvimento regional e internacional do Brasil. A falta de um planejamento e de investimentos do setor de transporte nacional implica numa incapacidade de acompanhar a demanda nacional podendo gerar um colapso deste sistema. Alguns fatores deste risco já podem ser percebidos como uma frota de caminhões e locomotivas antigas tendo uma idade média, respectivamente, de 19 e 25 anos, a grande maioria das rodovias em condições péssimas, pouca disponibilidade de infra-estrutura ferroviária e o sistema aéreo e hidroviário tendo baixa participação. Uma das principais causas da ineficiência da matriz de transportes de carga brasileira está baseada no uso inadequado dos modais. Existe uma sobrecarga no transporte rodoviário, em função dos baixos preços de frete, o que acaba servindo como uma barreira ao uso dos demais modais. Com o cenário atual do sistema de transportes é necessário ser implantado diversas melhorias nos modais, de maneira que haja igual disponibilidade e qualidade dos meios de transportes, garantindo um desenvolvimento adequado de todo o sistema de transportes. O poder púbico precisa dirigir mais ações para a melhoria da infra-estrutura de transportes, englobando investimentos nos diferente modais, viabilizando o aumento da eficiência e proporcionando a intermodalidade. É importante ressaltar que os recursos para estes investimentos já são gerados através da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), porém é preciso que haja uma adequação dos investimentos para a melhoria e modernização da infra-estrutura de transportes, pois os investimentos nesta área estão muito baixos."





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